Nosso jeito Agile
Como utilizamos a metodologia ágil para transformar nossa empresa
Estamos em um momento em que a nossa economia está cercada de incertezas. Sendo assim, nós da Hprojekt aproveitamos esse período para realizar refletir sobre o nosso modelo de trabalho e como nós poderíamos aprimorá-lo. Com isso, conseguimos aplicar internamente muito do que foi aprendido pela nossa equipe mundo afora nos últimos anos. Fomos de Hanzou ao Vale do Silício, passando por Israel e todos os polos mais inovadores para aprender e ensinar o mais inovador do mercado de recrutamento.
Quando falamos de processos, tradicionalmente é usado o modelo cascata, caracterizado como antiquado e muito regrado que impede a co-criação, a agilidade na concepção e entrega do produto. Por este motivo, nossa equipe aderiu ao método ágil. Falaremos um pouco mais no discorrer do texto.
A metodologia ágil é um framework que nos proporcionou 3 características fundamentais no atual mercado de seleção:
A inovação para trazer métodos responsivos e atuais para nossos clientes.
A velocidade para realizar uma entrega em tempo real e atualizada com o mercado.
A produção exponencial permitindo a eficiência sem comprometer a qualidade.
O grande segredo para se aplicar corretamente se deu, internamente, na revisão de dois pilares da nossa organização: Produto e Organograma. Abaixo explicamos um pouco sobre o resultado desse processo.
Produtos:
Sabemos que o mercado de consultoria precisa estar constantemente em evolução e alinhado à expectativa dos seus clientes. Com base nisso, criamos duas soluções em recrutamento e seleção, sendo:
Fast Hiring
Aproveitando a expertise de nossos colaboradores e o mapeamento contínuo em algumas áreas, conseguimos entregar de modo rápido e eficiente o profissional certo para a cadeira. Através de uma shortlist de um mercado já mapeado e validado, apresentamos a melhor possibilidade para a ocasião. Abaixo nosso processo:
Complete Hiring
Um emprego não impacta somente na vida do empregado, mas da sua família e de todas as empresas envolvidas, sabemos o quanto é custoso e difícil tomar uma decisão dessa magnitude.
Para esses momentos, entendemos que muitas vezes é necessário informações. Saber como está o mercado, se é o momento ou não de deslocar aquele profissional ou vagar aquela cadeira. Assim surgiu a Complete Hiring, uma análise completa do cenário, concorrência, perfil e mercado daquele perfil de candidato, munindo o profissional do RH de informações e nomes para que a decisão possa ser baseada em dados e alinhada com a realidade da empresa.
Organograma
Através da metodologia ágil, pudemos entender e dinamizar o papel de cada engrenagem dentro do Talent Acquisition. Criando um organograma de quatro quadrantes (PO, PMO, Key Account e Consultores), alinhando uma cultura forte e um RH estratégico.
Muito mais do que letras, cada cadeira tem seu papel fundamental na jornada do cliente e do candidato, por exemplo:
PO (Project Owner): É o ponto focal de cada projeto garantindo qualidade de entrega por meio de conhecimento técnico e relacionamento transparente com o cliente.
PMO (Project Management Office): Desenha todo o escopo do projeto junto ao PO, metrifica disponibilidade de consultores e acompanha rendimento de resultados. Tudo isso através de dados.
Key Account: Desenvolve relacionamento comercial com o cliente traduzindo a real necessidade do negócio/mercado e sempre em busca de oferecer a solução adequada.
Consultores: É o primeiro contato com o candidato, realiza toda validação técnica e comportamental além de garantir o engajamento do candidato no processo seletivo. Reporta-se a diferentes POs dependendo dos projetos que está conduzindo.
Aplicando-se o método ágil (Scrum, especificamente), pudemos trazer eficiência e assertividade para esse processo. Observe abaixo o modelo e as formas como interagem:
Clientes se relacionam diretamente com os Key Accounts e POs. Alinhando termos e expectativas, através dos accounts gerenciando a parte técnica e contratual do negócio, e os POs observando os pontos sensíveis e expectativas específicas a serem alcançadas
Candidatos passam por 2 triagens;
- Contato com o consultor especializado, o qual foca em encontrar o candidato com especificações técnicas e culturais, alinhando assim o fit com a empresa.
- Contato com o PO que avalia e valida o candidato de acordo com as características específicas que o cliente necessita.
Todo esse sistema é monitorado por um PMO, o qual, por meio de informações fornecidas pelos dados obtidos através de um CRM (Client Relationship Management), seleciona as pessoas corretas para as tarefas certas, assim aumentando a eficiência de cada projeto.
Esse modelo permitiu não apenas nosso crescimento exponencial como a compreensão das especificidades de cada demanda.
A aplicação da metodologia ágil nos permitiu:
- Inovação em criar a melhor solução junto aos nossos clientes, dentro dos nossos produtos;
- A velocidade em realizar uma entrega rápida e eficiente;
- A produção exponencial, permitindo criar mais e melhor, baseado em dados e sem comprometer a qualidade dos nossos processos;
- Maior interação entre as pessoas e equipes, pois procuramos seguir a risca as cerimônias do método, assim como daily, planning, retrospective e review meetings.